Sindy é uma boneca inglesa criada, em 1963, pela empresa Pedigree Dolls & Toys. A criação de Sindy foi uma tentativa de responder à criação de Barbie, se assumindo como uma espécie de rival.
Sua aparência saudável e a vasta gama de acessórios e de apetrechos de moda tornou Sindy a boneca mais vendida em Inglaterra entre 1968 e 1970. Porém, a tentativa de introduzir Sindy nos Estados Unidos, no final de 1970, foi mal sucedida. Aí, a empresa Hasbro comprou os direitos de Sindy e remodelou a boneca, dando-lhe um olhar mais americano. Mas isso levou à quebra de popularidade de Sindy, ao mesmo tempo que a Mattel, a proprietária da Barbie, deu início a um processo de violação de direitos de autor.
Já nos anos 1990, enquanto a Barbie ia aumentando vendas, Sindy continuou a perder popularidade, foi retirada de lojas e revistas e ficou mais conhecida como a rival de Barbie.
Porém, em 1999, por ocasião de seus 40 anos, Sindy foi relançada por um novo fabricante e em 2003 um outro fabricante lhe deu um novo aspeto.
Com Barbie e as bonecas Bratz a dominar o mercado, Cindy procura hoje ser a boneca favorita das meninas em idade pré-escolar, ao passo que Barbie e as bonecas Bratz se destinam mais a garotas pré-adolescentes.
A boneca Sindy é muito popular entre colecionadores e vários sites dão conselhos sobre os penteados de Sindy e como fazer roupa e vestidos para Sindy. Entre os colecionadores, Sindy e os amigos Gayle, uma coleção de 1965, é das mais apreciadas. Em 2013, Sindy faz 50 anos, pelo que se esperam algumas novidades, sobretudo relacionadas com dispositivos informáticos.
Sindy não é apenas a maior rival da Barbie. Sindy é também mais polêmica que a Barbie. Nem a Barbie negra, nem a Barbie de Burka, que foram bastante polêmicas, conseguiram ser tão polêmicas quanto a Sindy de 1998, que aspirava a ter o mesmo look e semelhanças com a princesa Diana. As interevenções políticas impediram esse processo, mas o público em geram manifestou vontade de ver esse projeto consumado.
Sem comentários:
Enviar um comentário